Despedimento de trabalhadores na fábrica da ARA, em Portugal
Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo
10 de Novembro de 2004

 

A multinacional de calçado ARA com fábricas em Portugal, está a diminuir o emprego, pressionando os trabalhadores ao despedimento, como aconteceu recentemente na fábrica de Avintes, em Vila Nova de Gaia, com cerca de 200 pessoas.

Ora, o desemprego no município de Vila Nova de Gaia já atinge cerca de 17% da sua população activa, ou seja, mais de 25 mil pessoas, das quais cerca de 15 mil são mulheres, para o que contribuiu o encerramento recente de outras fábricas de multinacionais, como a Elefanten, a Clarks e a Brax.

Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:

  1. A multinacional ARA recebeu apoios comunitários, designadamente para as suas fábricas em Portugal? Quais e em que condições?
  2. Que medidas estão previstas para travar as deslocalizações visando a defesa do emprego com direitos, designadamente das empresas que receberam apoios financeiros comunitários?
  3. Que medidas estão previstas para apoiar a criação de emprego com direitos, designadamente nas zonas industriais que estão a ser vitimas de encerramento em série de empresas, sobretudo da deslocalização de multinacionais para países candidatos à adesão, ou outros Estados-membros que recentemente aderiram à União Europeia ou, mesmo, para a Ásia ou para o Norte da Europa?

Resposta