Apoios às Minas da Panasqueira
Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo
21 de Abril de 2004
Numa visita recente às Minas da Panasqueira, em Portugal, que incluiu reuniões com a Administração actual da empresa e os Representantes dos Trabalhadores, pude constatar a enorme importância desta mina de tungsténio, única em Portugal. Mesmo na União Europeia só existe outra na Áustria, mas o mineral português é de melhor qualidade.
No entanto, apesar dos apoios estatais que está a receber para impedir o encerramento da empresa, modernizar o equipamento e desenvolver a exploração do minério, a mina apenas produz concentrados que, em princípio, serão exportados para os EUA onde serão transformados em produtos finais que os países da União Europeia que precisarem terão de importar.
Ora, mesmo em termos económicos e sociais, seria muito mais vantajoso para a União Europeia apoiar a produção da mina e apoiar um investimento para montar o processo de transformação do concentrado mineral em produto final naquela região do interior de Portugal, tão carenciada de empregos.
Solicito, pois, à Comissão que me informe da sua disposição de apoiar os novos investimentos possíveis para que se desenvolva o processo de extracção do minério nas Minas da Panasqueira e se evolua também para a criação do processo de transformação do produto final, junto da mina.