Situação na SOREFAME
Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo
27 de Novembro de 2003

 

A SOREFAME, empresa que iniciou a sua actividade, em Portugal, em 1943, tem elevada qualidade, capacidade e tecnologia no fabrico e montagem de equipamentos de grande vulto, designadamente de material circulante.

Actualmente, a SOREFAME é propriedade da Bombardier, emprega directamente cerca de 550 trabalhadores e ocupa mais cerca de mil trabalhadores de outras empresas subcontratadas.

Mas vivem-se momentos difíceis na SOREFAME, apesar desta possuir quadros e operários especializados que lhe permitem não só fabricar material ferroviário como conceber e projectar esses equipamentos, que representam um enorme valor económico e tecnológico e lhe garantem uma reconhecida qualidade e competitividade.

É que faltam encomendas e o Grupo Bombardier afirma estar numa fase de reestruturação global, deixando no ar o risco de encerrar a fábrica da SOREFAME, na Amadora, Portugal, se a situação das encomendas não melhorar.

Ora, existem em Portugal alguns projectos que, a serem concretizados, podem resolver o problema, designadamente o plano estratégico e expansão da frota do Metro de Lisboa e do Metro do Porto, os comboios suburbanos do Porto e outros.

Assim, a exemplo do que tem acontecido noutros Estados-membros da União Europeia, solicito à Comissão as seguintes informações:

1 - Que medidas pensa tomar para apoiar o funcionamento normal da SOREFAME/ Bombardier em Portugal, tendo em conta a sua contribuição para o emprego e o desenvolvimento regional?

2 - está previsto que a Comissão apoie a entrega de encomendas portuguesas àquela empresa, para evitar a paralização, a curto prazo, da linha de montagem, afectando o emprego dos seus trabalhadores, sabendo-se que Portugal detém, neste momento, a mais elevada taxa de crescimento do desemprego da União Europeia?

Resposta