Insolvência da Grundig AG e defesa
dos postos de trabalho em Portugal
Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo
22 de Abril de 2003
A comunicação social acaba de noticiar que em 14 de Abril de 2003 a Grundig AG requereu "insolvência por administração própria", junto do Tribunal da Comarca de Nuremberga, na Alemanha.
Ora, como é conhecido, em Braga, Portugal, a Grundig controla a "Car InterMedia System" (CIS), a qual emprega cerca de 700 trabalhadores, dedicando-se à produção de auto-rádios e influenciando também a produção, em cerca de 30%, da Fehst Componentes, Lda. que emprega mais de 300 trabalhadores, o que mostra a viabilidade e auto-suficiência da CIS.
O impacto da Grundig no emprego e no desenvolvimento regional na zona de Braga é muito importante, pelo que foi com preocupação que tomámos conhecimento das decisões na Alemanha. Registe-se que não há alternativas de emprego e que deslocalizações recentes de outras multinacionais no norte do país contribuíram para agravar o desemprego.
Assim, solicito as seguintes informações:
1. Que apoios comunitários recebeu o Grupo Grundig, designadamente a Car InterMedia System ? Quais as condições desses apoios ?
2. Que medidas vão ser tomadas para garantir a laboração da CIS em Braga e o emprego directo e indirecto que actualmente assegura, tendo em conta que Portugal detém actualmente a maior taxa de crescimento do desemprego da União Europeia ?