Deslocalização de empresas e desemprego
Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo
13 de Janeiro de 2003

 

A multinacional do calçado C & J Clark acaba de anunciar o encerramento da fábrica de Castelo de Paiva, em Portugal, com cerca de 600 trabalhadores, numa zona do interior, sem alternativas de emprego, e onde há dois anos se registou a trágica queda de uma ponte que matou 58 pessoas.

Registe-se que esta multinacional há dois anos encerrou outra unidade fabril em Arouca, enviando para o desemprego cerca de 400 trabalhadores.

Assim, tendo em conta a gravidade da situação, solicito as seguintes informações:

1. A multinacional C & J Clark recebeu algum tipo de apoio comunitário em Portugal ou noutro país da União Europeia?

2. O que pensa a Comissão da responsabilidade social da C & J Clark que no espaço de pouco mais de dois anos pretende encerrar duas importantes empresas, de mão-de-obra maioritariamente feminina, situadas em zonas do interior do país, onde era ou é a principal empregadora?

3. Que medidas pensa tomar para impedir esta actuação irresponsável de multinacionais que, apesar de terem uma boa carteira de encomendas, decidem deslocalizar-se para países exteriores à União Europeia, agravando o desemprego e estrangulando o desenvolvimento de zonas carenciadas do interior de Portugal?

Resposta