O que é que está em causa
O Governo PS, ao serviço do patronato e com a colaboração da UGT, traindo esperanças e frustrando justas expectativas prepara-se para tentar concretizar um pacote laboral tão grave como aqueles que os Governos PSD defenderam e propuseram.

Os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras conquistados em muitas lutas e por várias gerações são parte integrante do regime democrático e estão consagrados na Constituição.

O grande capital, pela sua natureza exploradora, nunca se conformou com a existência e exercício desses direitos, designa-damente o direito à segurança no emprego, aos horários, aos salários dignos, às férias, à evolução da carreira profissional, à Segurança Social.

Nos últimos anos, em muitas empresas, verificou-se por parte do patronato e administrações, com escandalosa impunidade, uma sistemática violação à lei e à contratação colectiva.

Sucessivos Governos foram não só cúmplices como mandatários do capital, através de alterações às leis do trabalho, impondo por força de lei, aquilo que o patronato não conseguiu impor devido à resistência e à luta dos trabalhadores e dos sindicatos nas empresas e na contratação colectiva.

Ficaram tristemente célebres os pacotes laborais da AD e dos Governos PSD/Cavaco Silva, como célebre ficou a sua derrota no confronto com a luta social.

Com o Governo PS, centenas de milhar de trabalhadores acreditaram numa vida melhor, na garantia e dignificação dos seus direitos.

Foram enganados!