Contra a atitude do Governo Civil de Lisboa - Todos à
Manifestação
Nota do Gabinete de Imprensa do PCP
19 de Março de 2004
1. O PCP considera inadmissível a oposição e os obstáculos levantados por parte do Governo Civil de Lisboa à realização da Manifestação de amanhã, sábado, contra a guerra, pela Paz, pela retirada das forças portuguesas do Iraque.
2. Esta atitude do Governo Civil é tanto mais inaceitável quando, desde 4 de Março, recebeu a informação da sua realização, conforme prevê a Lei.
3. O PCP considera que esta atitude do Governo Civil é atentatória dos direitos, liberdades e garantias fundamentais, consignados na Constituição da República e se insere numa deriva securitária, que a pretexto de acontecimentos recentes, que todos condenamos, visa restringir direitos há 30 anos conquistados.
4. O PCP, rejeitando esta posição autoritária do Governo Civil de Lisboa, apela aos seus militantes, ao povo de Lisboa, para que façam do 20 de Março, às 15 horas, a partir do Largo do Camões, uma importante jornada contra a guerra, pela Paz, pelo fim da ocupação do Iraque e a imediata retirada das forças portuguesas.