Declaração de António Abreu

Hotel Metropolitan

9 de Janeiro de 2001


Minhas senhoras e meus senhores,

O Comité Central do Partido Comunista Português, com a minha participação e opinião, examinou o percurso e desenvolvimento da campanha eleitoral .

Apesar de ter partido de uma situação em que o Partido Comunista Português tinha que dar resposta a outras importantes e exigentes tarefas, e num quadro em que a nossa candidatura foi sujeita a esforços para a sua descridibilização, a campanha gerou progressivo entusiasmo e criou grandes expectativas em relação a muitas pessoas que entenderam que se deveria defender um outro desempenho para a Presidência da República.

Tal como sempre afirmei, a decisão sobre a ida às urnas seria assumida nesta reunião. Foi o que aconteceu.

Quero neste momento informar os portugueses que a decisão tomada é a ida às urnas no próximo dia 14.

Com esta decisão queremos assegurar a presença no momento do voto, dos ideais, das propostas e dos valores de esquerda, que apresentámos durante a campanha.

Com esta decisão queremos contribuir para uma mais alargada participação cívica e eleitoral e para dar corpo e voz à exigência de um novo mandato presidencial activamente vinculado aos valores e ao projecto constitucional e dotado de efectiva independência e espírito crítico em relação ao Governo.

Com esta decisão os trabalhadores e o povo português encontrarão uma opção de voto que garanta a defesa dos seus interesses e aspirações, por uma vida melhor, mais justa e por um Portugal de progresso.

Apelo a todos os militantes, a todos os apoiantes da minha candidatura para que não faltem no dia 14 com o seu voto e para que participem activamente nas próximas iniciativas da campanha.