Evocação e homenagem ao Engenheiro Krus Abecassis no dia do seu falecimento
Intervenção do deputado João Amaral
14 de Abril de 1999

 

Senhor Presidente,
Senhores Deputados:

É com profunda emoção que tomo a palavra , nesta evocação e homenagem ao Engenheiro Krus Abecassis, a que o Grupo Parlamentar do PCP se quer associar expressamente.

O Engenheiro Abecassis deixa muitas saudades nesta casa. Entre os seus amigos, entre todos os que tiveram o privilégio de com ele conviver.

Conheci o Engenheiro Abecassis sempre como um homem frontal, transparente, uma personalidade de referência. A estas características ele juntava um coração aberto, que distribuía generosamente e sem reservas nem preconceitos, muita e muita amizade.

Há uma forma de estar na vida que o Engenheiro Abecassis cultivava, em que, nem as divergências nem as discussões mais ou menos acaloradas, apagam o que é essencial, que é o relacionamento humano, e a sua insubstituível riqueza.

O Eng. Krus Abecassis foi ao longo da vida, depois do 25 de Abril, uma figura intensamente dedicada ao serviço público, no Governo, na Câmara Municipal de Lisboa, aqui na Assembleia. Compartilhei com ele o cargo de membro da Assembleia Municipal de Lisboa, depois da sua saída do lugar de Presidente da Câmara. Sempre usou aí da palavra, com a grande militância pela cidade que o caracterizava. Quando saiu da Assembleia, todos vimos a mágoa que sentiu em ter de quebrar essa relação institucional com Lisboa, que compensava com o intenso trabalho que desenvolvia como Presidente da Fundação "Cidade de Lisboa".

Recordamos o Vice-Presidente desta Assembleia como um homem de causas.

Dedicava agora o melhor do seu esforço à defesa da cooperação com os países lusófonos, à defesa e afirmação da língua portuguesa, e à causa de Timor-Leste, que constituía uma sua permanente preocupação.

O Eng. Abecassis expressava, na sua identidade própria de cristão e democrata, o pensamento da democracia-cristã que frequentemente invocava, de forma coerente.

Para o CDS-PP, em nome do Grupo Parlamentar do PCP, apresento a expressão das nossas sentidas condolências, por esta perda que, sabemos, para vós irreparável.

À família enlutada, apresentamos também sentidos pêsames, nesta hora de profunda dor que atravessa.

O Eng. Krus Abecassis, Senhor Presidente e Senhores Deputados, faz-nos falta, deixa-nos uma saudade que aqui testemunho, de forma pessoal e em nome da bancada do PCP.