O PCP saúda a grande Jornada de Luta das pescas portuguesas, concretizada hoje, dia 31 de Maio, “Dia Nacional do Pescador”, com a total adesão de pescadores e armadores em toda a costa e principais portos do País.
A luta chama a atenção para os graves problemas que hoje o sector enfrenta, e particularmente, para a dramática subida dos preços dos combustíveis que está a arrastar as pescas portuguesas para uma crise de grandes proporções.
Luta inteiramente justa, esquecidas que foram as diligências realizadas ao longo dos dois últimos anos pelas organizações do sector pesqueiro junto dos sucessivos governos.
O PCP vem acompanhando com grande preocupação a situação do sector pesqueiro e tem tomado, quer na Assembleia da República, quer no Parlamento Europeu, um conjunto de iniciativas no sentido de uma urgente resposta ao conjunto dos problemas. Chamando insistentemente a atenção para as dificuldades do sector da pesca artesanal e o problema do elevado preço do combustível, o PCP reafirma o seu compromisso de continuar a intervir, com inteira consciência da grande importância das pescas para o País, os trabalhadores do sector e os portugueses.
Tendo o governo PS/Sócrates, não só responsabilidades,
como a capacidade de intervenção neste sector, o PCP exige
que o executivo responda positivamente às reclamações
que estiveram na base desta acção de luta, devendo fazê-lo
com a urgência que a situação reclama.