Faleceu o camarada Serafim Brás Silva
Comunicado do Secretariado do Comité Central do PCP
16 de Novembro de 2005

 

O Secretariado do Comité Central cumpre o doloroso dever de informar o falecimento do camarada Serafim Brás Silva, membro do Comité Central e responsável pela Direcção da Organização Regional de Viana do Castelo.

Operário agrícola, natural de Freixo de Espada à Cinta, com 51 anos de idade, o camarada Serafim Brás tornou-se membro do PCP em 1974 e funcionário do Partido em 1977.

Pertencia à Direcção da Associação Desportiva e Cultural de Freixo de Espada à Cinta e da Associação de Socorros Mútuos dos Artistas Mirandeleses.

Foi eleito nas eleições autárquicas de Outubro membro da Assembleia Municipal de Viana do Castelo, tendo anteriormente sido sucessivamente membro das A.M. de Freixo de Espada à Cinta e de Matosinhos.

Foi membro da Comissão Distrital de Bragança e do Executivo e Secretariado da Direcção da Organização Regional de Trás-os-Montes, do Executivo e Secretariado da D.O.R. Bragança e responsável pela respectiva organização. Foi da D.O.R. Porto e da sua Comissão Executiva. À data do seu falecimento era membro da D.O.R. Viana do Castelo e seu responsável. Entre outras, teve responsabilidades na frente do movimento camponês.

Era membro do Comité Central para o qual foi eleito no X Congresso, como membro suplente e no XII Congresso como efectivo.

Foi membro da Comissão Executiva Nacional e do Conselho Nacional.

O camarada Serafim Brás exerceu as tarefas e responsabilidades que lhe foram confiadas pelo Partido com grande dedicação e o seu desaparecimento prematuro representa uma grande perda para o Partido.

O Secretariado do Comité Central apresentou já à sua Família as sentidas condolências do Partido Comunista Português

 


Nota: Dia 16 de Novembro, entre as 15h00-18h00, o corpo estará em câmara ardente, em Viana, no complexo da Igreja Santa Maria Maior.
O funeral é dia 17 de Novembro, às 10h00, em Chaves.