Comunicado do Secretariado do Comité Central do PCP

11 de Julho de 2003

 

Face à iniciativa de Carlos Brito de divulgar para a comunicação social a resposta escrita que, no quadro do processo de audição em curso, enviou ao Secretariado do CC do PCP e em que avultam afirmações de uma extraordinária gravidade, o Secretariado do Comité Central do PCP não pode deixar de assinalar o seguinte:

1. Carlos Brito acaba de assumir a lamentável responsabilidade de lançar contra o PCP e a sua direcção um conjunto de infâmias e calúnias que há décadas fazem parte do arsenal das forças e interesses que mais agressivamente combatem o PCP e que outro objectivo não têm tido do que procurar avivar e avolumar preconceitos e deturpações contra o PCP, a sua acção e o seu projecto político.

2. Carlos Brito parece não se dar conta que as acusações caluniosas e ofensivas que hoje dirige contra camaradas seus são, no essencial, as mesmas que sobre ele próprio e sobre o PCP foram injustamente lançadas em situações similares de um passado não muito distante, pelo que as provocatórias qualificações que agora aplica contra a direcção do PCP atingem as suas opiniões e atitudes passadas.

3. Lamentando e repudiando firmemente as indignas acusações formuladas por Carlos Brito e das quais o colectivo partidário certamente tirará as devidas ilações, não se pode deixar de sublinhar que elas são o mais cabal desmentido das repetidas afirmações de Carlos Brito de que os seus actos e intervenções públicas apenas visam o «fortalecimento do PCP».