Discriminação das atletas
Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo
10 de Novembro de 2003
Na Resolução do Parlamento Europeu de 5 de Junho de 2003, sobre as Mulheres e o Desporto (2003/0269), no ponto 14, solicita-se às autoridades governamentais que considerem sistematicamente a igualdade dos sexos na sua política desportiva, nomeadamente na concessão de subvenções.
Ora, no II Congresso Internacional "Mulheres e Desporto: Agir para a Mudança", organizado pela Associação portuguesa "As Mulheres e o Desporto", que decorreu no Porto no início deste mês de Novembro, atletas portuguesas denunciaram a discriminação que existe entre homens e mulheres no desporto, designadamente na atribuição de prémios para provas de atletismo onde concorrem conjuntamente homens e mulheres. Esta situação inadmissível, repete-se, com frequência, em Portugal.
Assim, solicito que me informe das medidas que pensam tomar para que terminem as discriminações de que as atletas continuam a ser vítimas.