Dia Internacional da Mulher
Intervenção de Ilda Figueiredo
8 de Março de 2004

 

Senhor Presidente, queria também hoje, neste Dia Internacional da Mulher, não só relembrar aqui todo este problema da discriminação das mulheres, mas alertar para a questão das mulheres que estão a ser vítimas da guerra.

Creio que neste dia não podemos esquecer o que estão as sofrer as mulheres vítimas da guerra, no Iraque, na Palestina, em tantos outros países.

E espero que este dia seja também utilizado por nós para recordar a necessidade de lutar contra a guerra, de contribuir para o fim destes conflitos, da ocupação ilegal do Iraque, do fim desta humilhação do povo da Palestina, das mulheres que aí sofrem no dia a dia esta guerra injusta.

Desejo também relembrar que o Fórum Social Mundial apelou para que, no dia 20 de Março, todos participássemos nas manifestações contra a guerra, pela defesa da paz, por ocasião do primeiro aniversário da guerra contra o Iraque que os Estados Unidos, a Grã Bretanha e os seus aliados levaram por diante e para defender o fim da ocupação do Iraque, para defender a paz.