Resolução sobre a situação
na Bolívia
Declaração de Voto de Ilda Figueiredo
23 de Outubro de 2003
Condeno firmemente a brutal repressão perpetrada pelo exército da Bolívia, sob ordem do ex-presidente Gonzalo Sanchez de Lozada, que provocou dezenas de mortes e centenas de feridos.
A luta do povo boliviano desenvolveu-se durante os últimos meses, transformando-se numa insurreição popular que teve como elemento central de reivindicação a salvaguarda da soberania da Bolívia e do seu povo sob os recursos energéticos do País. Luta que levou à demissão do Presidente Gonzalo Sanchez de Lozada.
É fundamental que as perspectivas e oportunidades abertas por esta importante vitória do povo boliviano, possibilitem a concretização das suas mais profundas e legítimas aspirações, designadamente o pleno controlo dos recursos naturais pelo país, em particular os recursos energéticos, nomeadamente através da sua nacionalização, o fim de qualquer ingerência externa, nomeadamente dos EUA.
Impõe-se, igualmente que se caminhe para o fim das políticas capitalistas neoliberais, causa da miséria e das dificuldades em que vive a vasta maioria da população. E que, pelo contrário, haja políticas que dêem efectiva resposta às necessidades e à melhoria das condições de vida dos trabalhadores e da população boliviana.