Comunicado da Comissão Política do CC do PCP

9 de Outubro de 2001




Face ao ataque armado desencadeado pelos EUA contra o Afeganistão, a Comissão Política do PCP entende salientar :

1. É manifesto que não será uma escalada de guerra, decidida e executada pela Administração norte-americana, e que firmemente se condena, que poderá enfrentar eficazmente o problema do terrorismo internacional, que teve dramática expressão recente nos chocantes atentados de 11 de Setembro.

2. O despótico e criminoso regime dos "taliban" que, recorde-se, assumiram o poder no Afeganistão na base de fortes apoios e cumplicidades dos EUA, não só não merece obviamente qualquer solidariedade como tem desde sempre merecido por parte do PCP uma justa e firme condenação.
O PCP exprime entretanto a mais viva preocupação com a séria possibilidade de à tragédia humanitária já existente junto às fronteiras do Afeganistão se vir a somar o sacrifício de vidas entre as populações civis que injustamente pagariam pelo brutais atentados que, em 11 de Setembro, vitimaram seis milhares de cidadãos nos EUA.

3. Ainda que até agora o ataque militar dos EUA esteja limitado ao Afeganistão, não se pode esquecer que, na sequência dos atentados de 11 de Setembro, a Administração norte-americana claramente explicitou e reclamou para os EUA o direito de atacar qualquer país por sua exclusiva decisão e escolha, o que constitui uma claríssima violação das regras de convivência internacional e da Carta das Nações Unidas e representaria um acrescido factor de insegurança e confrontação na vida internacional.
O PCP alerta contra o propósito dos Estados Unidos de, em nome do combate ao terrorismo, reforçarem posições estratégicas no Médio Oriente e na Ásia Central e afirmarem arrogantemente a sua hegemonia planetária.

4. O PCP opõe-se ao perigoso envolvimento de Portugal na escalada de guerra e reafirma que seria do interesse nacional e da causa da justiça e da paz mundial que o Governo português, ao invés de uma atitude de explícito alinhamento com as decisões e acções da Administração norte-americana, adoptasse uma orientação que, apoiando o combate a todas as formas de terrorismo, trave uma escalada de guerra de imprevisíveis desenvolvimentos e consequências.

A Comissão Política do CC do PCP