Defesa do artesanato do Vime na Região
Autónoma da Madeira
Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo
4 de Fevereiro de 2004
O artesanato do Vime é uma actividade tradicional da Região Autónoma da Madeira, e faz parte dos sectores económicos tradicionais e da cultura deste povo das ilhas atlânticas da Madeira e do Porto Santo.
Entre a produção e a confecção do vime, esta actividade envolve centenas de postos de trabalho, com evidente expressão económica em algumas localidades da Região, e dos quais dependem muitas famílias.
Devido à concorrência de produtos provenientes de países terceiros, nomeadamente da Ásia, este sector encontra-se numa crise profunda que, a não sofrer alterações de fundo, corre o risco de desaparecer, e com ele uma parte da cultura deste povo que há mais de quinhentos anos se instalou nestas ilhas.
Até agora, faltam medidas em defesa desta actividade específica desta Região Ultraperiférica. As acções até agora desencadeadas não têm a profundidade suficiente para este sector, tanto ao nível da produção do vime, como da sua confecção artesanal e sua comercialização.
São necessários programas específicos de apoio, com uma outra amplitude, que favoreçam a modernização das técnicas de cultura e tratamento do vime, assim como do estudo na área da renovação e actualização de produtos a produzir e a colocar no mercado, assim como as medidas favoráveis à sua promoção.
Por isso coloco à Comissão a seguinte questão:
De acordo com os programas existentes, quais as medidas que podem ser consideradas no apoio a este sector do artesanato regional, e que possibilidades existem por forma a que este sector possa beneficiar de apoios que permitam a sua subsistência e modernização, enquanto produto artesanal da UE?