Tocá Rufar

Palco 25 de Abril - Domingo, 17:30 h

O sons de dezenas de tambores, caixas e bombos percutidos por jovens músicos vão aquecer ainda mais o ambiente para o comício. São os Toca a rufar que voltam a Festa para mais uma actuação de sucesso na sua carreira, cuja longevidade e consistência surpreendentes é também um exemplo e um bom tema de reflexão sobre a educação musical nas nossas escolas.

O projecto Tocá rufar nasceu em 1996, a partir de um convite da Expo'98 a Rui Júnior para que este concebesse um espectáculo de percussão, baseado na rítmica tradicional portuguesa.

O projecto conta actualmente com um número superior a mil alunos inscritos, provenientes de 45 escolas de Lisboa, Seixal e Loures, tendo realizado já cerca de 500 oficinas.

Desde então, para além de mais de 40 actuações, entre as quais a apresentação na Praça Sony com 250 jovens, o Tocá Rufar tem realizado seminários de percussão, atleliers e animações em colaboração com diversas instituições. Por iniciativa dos próprios Rufinas (designação dos alunos do projecto) foram fundados uma companhia de Teatro – O Rabo de Palha – o jornal Tocá Rufar e um sector de vídeo que tem feito a cobertura de todas as acções desenvolvidas.

Foi ainda formada uma Associação – a ADAT – Associação dos Amigos do Tocá Rufar e foram assegurados novos acordos com Câmaras municipais no sentido da continuidade das oficinas nas escolas. A manutenção da Orquestra foi assegurada através da formação de novos monitores entre os actuais participantes/alunos, o que significou também a criação de postos de trabalho para os jovens mais dotados.