Navegante

Nasceu em 1992, de um projecto pessoal de José Barros, e funde-se com o currículo do seu líder e fundador. De José Barros e Navegante se poderá dizer que nasce na sequência de um trabalho que contou com a fundação dos grupos Bago de Milho, Romanças, colaborações várias com outros grupos e projectos como por exemplo, Ronda dos Quatro Caminhos, Isabel Silvestre et., tendo como elo comum a musica tradicional portuguesa.

A José Barros e Navegante juntam-se Rui Júnior, Carlos Passos, Jorge Cruz, José Martins e Quim Correia, nomes bem conhecidos na área da música popular, clássica e jazz, espelhando influências várias num projecto que ao longo dos seus 10 anos de existência tem 4 discos gravados e outro a sair no final de Março.

Em 1998 entram para o grupo Vasco Sousa e João Luís Lobo, bem como Hugo Tapadas, Miguel Catalão e Miguel Tapadas, coincidindo com a gravação do terceiro CD, formação essa que, conjuntamente com José Barros e Carlos Passos compõe o grupo ao vivo e em gravações.

A edição do 3º CD Rimances editado pela L’Empreinte Digitale em França, com distribuição mundial, no dia 14 de Fevereiro de 2003 marca o inicio de uma nova etapa para o grupo.

Os espectáculos apresentados em Almada e Sintra respectivamente em Setembro e Outubro de 2002, registados em novo disco saído em Novembro de 2003 com o titulo «Vivos. E ao vivo» comemorou 10 anos de existência do grupo.

www.jbnavegante.com
www.ocarina-music.pt