Relatório Karlsson - Segurança
dos aprovisionamentos em produtos petrolíferos
Declaração de Voto de Ilda Figueiredo
23 de Setembro de 2003
Como no relatório Mombaur, sobre o aprovisionamento do gás natural, também neste relatório o que há de substancial é o que não está explícito mas subjacente, ou seja, a capacidade de produção de petróleo a nível mundial está a aproximar-se ou a passar mesmo já pelo seu máximo, e a do gás natural a caminhar, a prazo, pelo mesmo caminho.
São apontadas diversas medidas que se traduzem numa soma de paliativos, numa abordagem que não vai ao cerne da questão nem assume claramente o problema maior, a redução da capacidade de produção de petróleo.
Embora as alterações 2 e 5 apresentadas pelo PE apontem para a necessidade de reduzir a procura do petróleo, referindo as energias renováveis, o que investigadores apontam como necessidade é a redução da oferta a prazo.
Diversos investigadores defendem a necessidade de ajustar a procura à capacidade de oferta, da limitação da procura à taxa de exaustão do recurso, evitando assim um desequilíbrio. Não basta dizer que se "deve" diversificar e reduzir a procura. Importa encontrar uma base objectiva para o concretizar. Uma meta de redução do consumo, algo semelhante a "Quioto" - não mistificado e não transformado num grande negócio - mas muito necessário e premente.