Empréstimos às PME's
Resposta à Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo
20 de Junho de 2005

 

Segundo o Banco Europeu de Investimento (BEI):

Desde 1986, os empréstimos globais concedidos a Portugal totalizaram 1,8 mil milhões de euros.

Os intermediários do Banco são: a Caixa Geral de Depósitos, o Banco BPI, o Banco Espírito Santo, o Banco Santander Totta, o Banco Comercial Português e o Banco Nacional de Crédito.

A globalidade dos empréstimos destinou se a financiar projectos de pequenas dimensões (custo de investimento até 25 milhões de euros) realizados por PME, ou promovidos por entidades do sector privado ou público, nomeadamente autarquias, para regimes de infra estruturas de pequenas dimensões e para investimentos destinados à poupança de energia ou ao melhoramento do ambiente. A maior parte dos beneficiários finais foram PME da indústria transformadora e dos sectores dos serviços e do turismo. Nos últimos anos, os investimentos autárquicos em infra estruturas aumentaram de importância enquanto sector beneficiário.

O montante de cada empréstimo global situou se tradicionalmente entre 100 milhões e 200 milhões de euros. Os projectos financiados são normalmente regimes de pequenas dimensões com um custo de investimento inferior a 1 milhão de euros.