Resolução sobre as buscas
efectuadas nas instalações da sede principal da Associação
Turca dos Direitos do Homem, em Ancara
Declaração de Voto de Ilda Figueiredo
15 de Maio de 2003
É com extrema preocupação que acompanhamos a situação na Turquia, onde o seu povo luta pela conquista da democracia.
Condenamos situações inaceitáveis, como as recentes interdições da actividade de forças políticas, a existência de inúmeros prisioneiros, acusados de lutar pela democracia e pelo fim da ditadura militar na Turquia, a repressão de manifestações, as constantes intimidações, ameaças e perseguições a que são sujeitos activistas e organizações progressistas, como é exemplo a recente acção de repressão de que foi vitima a Associação Turca de Direitos Humanos.
Mais uma vez, expressamos a nossa solidariedade para com o povo turco e continuaremos a procurar contribuir, nomeadamente no quadro da actividade desenvolvida pelo Grupo GUE / NGL, para o incremento das acções de apoio à luta das forças progressistas neste país.
Reiteramos a exigência da libertação imediata de Leyla Zana e dos três outros antigos deputados turcos de origem curda, relativamente aos quais foi aberto um novo processo em Ancara, que teve início em 28 de Março de 2003, na sequência do acórdão do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. Registe-se que o nosso Grupo acompanhou desde o início este processo, tendo, posteriormente, o Parlamento Europeu decidido no mesmo sentido.