Resolução sobre a operação
de Política Europeia de Segurança e Defesa (PESD) na Antiga República
Jugoslava da Macedónia
Declaração de Voto de Ilda Figueiredo
13 de Março de 2003
A "substituição" das forças da Nato por uma força militar no quadro da PESD é apresentada como a primeira operação militar efectuada no âmbito desta política da UE, a que nos opomos. É uma operação militar que se concretiza na sequência da declaração UE/NATO sobre a PESD, de 16 de Dezembro de 2002, onde se declara a congratulação por "uma parceria estratégica estabelecida entre a UE e a NATO para a gestão de crises, fundada nos valores partilhados, na indivisibilidade da nossa segurança e na determinação de enfrentar os desafios do novo século".
Trata-se de uma força militar, ainda que "simbólica", com recurso aos meios e às capacidades da NATO e chefiada pelo Segundo Comandante Supremo desta organização na Europa - uma operação militar no quadro da PESD como pilar Europeu da NATO.
Trata-se de prosseguir uma ilegal e ilegítima operação da NATO que é consequente da ingerência e agressão imperialista nos Balcãs. É, pois, uma primeira operação militar que abre caminho a outras, sendo a "substituição" das forças da NATO na Bósnia-Herzegovina apontada como a próxima.
Daí o voto contra.