Homenagem ao Deputado Anacoreta Correia aquando do seu pedido de renuncia
I
ntervenção de Bernardino Soares
2 de Fevereiro de 2006

 

 

 

 

Sr. Presidente,
Sr. Deputado Anacoreta Correia,

Quero cumprimentá- lo em nome da minha bancada e assinalar o apreço pela seriedade e pelo rigor que mesmo na divergência, por vezes na profunda divergência que, do ponto de vista político e ideológico, temos tido, pôs na sua intervenção e na sua actividade parlamentar.

Gostaria de salientar igualmente a dignidade com que encara a função de Deputado, a função parlamentar, que o leva até, como explicou agora, a entender ser a melhor solução renunciar ao cargo de Deputado por achar que não está nas condições plenas para lhe dar o empenho e a atenção que ela exige, que a eleição feita pelo povo a todos nós obriga. Penso que a dignidade com que trata o cargo de Deputado deve, pois, ser salientada.

Também não posso deixar de fora deste cumprimento o assinalar contributo que deu para a causa timorense, presidindo à Comissão Eventual para a acompanhamento da situação em Timor-Leste, na qual tive o gosto de participar. Essa presidência foi sempre exercida com um grande sentido de utilidade para a causa e procurando a convergência dos esforços de todos para que ela viesse a triunfar, como triunfou. Penso que uma parte desse triunfo também cabe ao Deputado Miguel Anacoreta Correia.