Vvoto n.º 18/X, de pesar pelo falecimento do Prof. Emídio Guerreiro
Intervenção de Bernardino Soares
30 de Junho de 2005
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Sr. Presidente, Srs. Deputados: Quero associar-me, em meu nome e em nome da minha bancada, a este voto de pesar pela morte do Prof. Emídio Guerreiro. Julgo que é das situações em que se pode entender como mais adequada a apresentação de um voto de pesar.
O Prof. Emídio Guerreiro representa bem os valores que nesta Casa procuramos defender, de luta pela liberdade e pela democracia. Foi um resistente contra todas as formas de totalitarismo e de ditadura, que, em vários países, mas sobretudo em Portugal, empregou a sua vida na luta contra a ditadura, na luta pela democracia e na luta pela liberdade.
Penso que podemos dizer que, até ao fim da sua vida, o Prof. Emídio Guerreiro, mesmo tendo abando-nado a vida estritamente político-partidária em 1975, nunca deixou de ter uma intervenção cívica, política e pública de altíssimo nível e importância, que julgo que, até ao fim dos seus dias, quis dar a todos os portu-gueses e a todos os que acompanharam o seu percurso.
Solidarizamo-nos, pois, com os seus familiares e com esta homenagem muito justa à memória do Prof. Emídio Guerreiro.