Instrumento financeiro para o ambiente
(LIFE+)
Declaração de Voto de Ilda Figueiredo
7 de Julho de 2005
A proposta da Comissão Europeia para o instrumento financeiro para o ambiente (LIFE+) é insuficiente, em termos de recursos financeiros e é inaceitável que não inclua a componente Natura 2000.
O relatório, hoje aprovado, melhora consideravelmente a proposta da Comissão, ao introduzir, também com um maior financiamento, a componente Natureza e Biodiversidade, que inclui a criação, preservação e gestão dos sítios Natura (a rede de sítios mais importantes para a conservação da natureza na União Europeia), contribuindo melhor para a realização do objectivo de suster o declínio da biodiversidade, quer até 2010, quer posteriormente.
As alterações introduzidas clarificam os objectivos do projecto LIFE+, acrescentando, por exemplo, a redução drástica das concentrações de gases com efeito de estufa na atmosfera, a protecção da mancha florestal europeia, acesso a mais informação sobre o ambiente e aumento da participação dos cidadãos na realização dos objectivos ambientais.
A questão que se coloca é saber se este ambicioso projecto é passível de concretização com os meios e a vontade política existentes.