Sobre as dificuldades com que se confronta a apicultura europeia (pergunta oral B5-410/2003)
Declaração de Voto de Ilda Figueiredo
9 de Outubro de 2003

 

Apoiamos, na generalidade, a presente proposta de resolução, tendo em conta as dificuldades com que se confrontam, há anos, os apicultores na União Europeia, com a perda de efectivos e a consequente perda de rendimentos, agravadas pelas limitações climáticas, a presença de doenças, como a varrose, e condições de mercado difíceis.

Além disso, a perda de efectivos observa uma sincronização geográfica e temporal, para a qual contribui a utilização de substâncias activas neurotóxicas sistémicas ao nível das sementes de certos cultivos. Daí a necessidade de encontrar uma solução para indemnizar os apicultores que sofram perdas importantes de efectivos.

Estas dificuldades foram agravadas este ano, em Portugal, em consequências dos fortes incêndios florestais que varreram o país. Estima-se que mais de 5.000 colmeias, sobretudo no Algarve, nas Beiras e em Trás-os-Montes, tenham sido destruídas pelo fogo, ou seja, cerca de 500 mil euros de prejuízos directos. E isto sem incluir os prejuízos decorrentes da perda de rendimentos futuros e da destruição das áreas envolventes, o que afecta a alimentação dos efectivos existentes. Nesse sentido, congratulo-me com a aprovação da nossa proposta, no sentido da Comissão fazer uma avaliação global dos prejuízos e para apresentar as necessárias medidas comunitárias de apoio.