Assembleia da República

É hora dos trabalhadores terem direito a mais vida pessoal e familiar

Senhor Presidente,
Senhores Deputados,

Está na hora de os trabalhadores portugueses trabalharem menos horas e menos dias, sem serem penalizados nos seus salários; e na hora de terem direito a mais e melhor vida pessoal e familiar e a retemperarem forças.

Se há uma palavra para definir esta iniciativa do Chega, essa palavra é: fantochada

Se há uma palavra para definir esta iniciativa do Chega, essa palavra é: fantochada.

As pessoas que estão lá fora a ouvir-nos, que o Sr. Deputado André Ventura tanto gosta de invocar, estão a ouvir esta Assembleia a discutir se o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa deve ser condenado a uma pena de prisão entre 10 e 15 anos pelo que disse num almoço com jornalistas.

O Governo PSD/CDS quer, e o mais depressa possível, levar por diante o seu programa ao serviço dos grupos económicos

Senhor Primeiro-Ministro, 

Da nossa parte não temos nenhuma dúvida que quer, e o mais depressa possível, levar por diante o seu programa ao serviço dos grupos económicos.

A estratégia do Governo não deixa dúvidas: aproveitar os problemas que existem, não para os resolver em função das necessidades da maioria, mas para abrir novas oportunidades de negócio para uma pequena minoria.

A reparação histórica que se impõe prosseguir é a da cooperação

Este debate de urgência é mais um não assunto de que o Chega se serve para ter mais umas horas de tempo de antena nas televisões e desviar a Assembleia da República dos assuntos que realmente preocupam os portugueses e que são aqueles com que esta Assembleia se deveria preocupar.

Em todo o caso, e já que este debate foi agendado, importa dizer duas coisas:

É com o aumento dos salários que a vida das pessoas melhora

Não alimentamos a ilusão de que é com a proposta que o Governo traz hoje a debate que a vida vai melhorar. O Governo está a criar uma expectativa que não terá correspondência com a realidade.

Vejamos: um salário de mil euros, com a proposta do Governo terá um alívio fiscal de apenas 2,16 euros por mês, um salário de 1500 euros, o alívio fiscal será de apenas 4,66 euros por mês e um salário de 2000 euros será de apenas 7,62 euros.

É indispensável analisar e escrutinar com rigor o processo de privatização da ANA Aeroportos

A publicitação recente da auditoria do Tribunal de Contas ao processo de privatização da ANA – Aeroportos, decidida em 2013 pelo Governo PSD/CDS, veio trazer elementos novos quanto à dimensão do escândalo em que se traduziu essa operação, cujos contornos concretos foram completamente escondidos do povo português e da própria Assembleia da República.

Os trabalhadores dos TVDE contam com o PCP na luta contra a exploração a que estão sujeitos

Lamento informar-vos de que o estafeta que, ontem à noite, vos levou a casa o conforto de uma ceia é um escravo dos tempos modernos.

São trabalhadores altamente explorados, muitos deles imigrantes que procuram melhores condições de vida e direitos justos, incluindo em acolhimento e integração.

Chegam à porta do restaurante, teleguiados por um dispositivo electrónico omnipresente e omnipotente que tudo lhes determina e controla, e logo disparam a toda a velocidade.

Pela valorização das carreiras e remunerações das Forças Armadas

Senhor Presidente,
Senhores Deputados,

O Grupo Parlamentar do PCP acaba de apresentar nesta Assembleia um projeto de resolução relativo às carreiras dos militares das Forças Armadas e um projeto de lei relativo aos antigos combatentes.