Intervenção de Sofia Grilo, Membro do Organização regional de Lisboa, Conferência Nacional do PCP «Tomar a iniciativa. Reforçar o Partido. Responder às novas exigências»

Relatório da Comissão de verificação de mandatos

Ver vídeo

''

Camaradas e amigos,

Em nome da Comissão de Verificação de Mandatos saúdo todos os delegados e convidados presentes na nossa Conferencia Nacional.

A Comissão de Verificação de Mandatos, eleita no início dos nossos trabalhos, tendo presente o Regulamento para o debate e eleição dos delegados, as actas das Assembleias Plenárias e os registos de presença conclui e informa a Conferência que:

Estão presentes 903 delegados, cuja validade dos mandatos se confirma pelo exame ao conjunto da respectiva documentação de eleição e de presenças.

Foram registadas 390 Assembleias Plenárias, expressamente convocadas para a eleição de delegados nas quais foram eleitos 720 delegados. Sublinha-se que além das Assembleias electivas realizaram-se no âmbito do debate preparatório da Conferencia Nacional mais um vasto conjunto de plenários, reuniões de quadros, comissões concelhias , organismos de direcção de sectores profissionais, células de freguesia e de empresas, envolvendo milhares de militantes em todas as regiões do País

No respeito pelo consignado nos Estatutos do Partido e nos termos do nº. 16 do Regulamento para Eleição de Delegados à Conferência Nacional 198 delegados por inerência, dos quais 128 são membros do Comité Central, 9 membros da Comissão Central de Controlo, 67 da Direcção Nacional da JCP e 8 da quota máxima de 2% prevista e reservada a camaradas que pela natureza das suas tarefas o Comité Central decidiu atribuir a condição de delegado.

Procedeu-se à substituição de 32 delegados efectivos pelos respectivos suplentes nos termos e de acordo com o nº12 do Regulamento que permite a substituição por incapacidade dos delegados efectivo, por delegados suplentes eleitos nas mesmas Assembleias Plenárias.

A composição social da Conferencia Nacional representa uma maioria de trabalhadores 49 % deoperários e empregados , 38% são intelectuais e quadros técnicos ; 4% são agricultores e pequenos e médios comerciantes e industrias, 8 % estudantes e 2 % correspondem a situações diversas.

Esta composição social confirma a natureza de classe do PCP, Partido da classe operária e de todos os trabalhadores.

No que refere à composição etária, na Conferencia Nacional estão presentes 15,7 % delegados com menos de 30 anos; de 31 a 40 anos 13,5 %; de 41 a 50 anos 28,1 %; de 51 a 64 anos são 23 % dos delegados e com mais de 64 anos são 19,6%. A média de idades é de 48,4 anos.

O delegado mais novo tem 16 anos e o mais velho 86 anos

Do conjunto dos delegados presentes 36 % são mulheres e 64 % são homens.

Comprovando a forte ligação do partido aos trabalhadores e às populações, 540 dos delegadossão dirigentes de movimentos e organizações de massas, dos quais 33,7% são membros de comissões de trabalhadores, dirigentes e delegados sindicais.

Em conclusão, a a Comissão de Verificação de Mandatos considera que o processo de eleição de delegados está conforme com as regras de funcionamento democrático do Partido e as normas do regulamento, estando garantidas as condições de representatividade da Conferencia. A Comissão de Verificação de Mandatos faz votos de grande sucesso na concretização dos trabalhos da nossa Conferencia Nacional.

A comissão de verificação de mandatos saúda todos os convidados e delegados presentes e faz votos para que a continuação dos trabalhos da nossa conferência contribua decisivamente para o reforço do PCP e na afirmação do nosso projecto transformador da sociedade.

Viva a Conferência Nacional!
Viva JCP
Viva o PCP!

  • Conferência Nacional do PCP 2022
  • Central