Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Relatório Garcia-Margallo y Marfil - Aplica??o de um enquadramento para os Servi?os Financeiros<br />Declaração de Voto da deputada Ilda Figueiredo

O relatório pronuncia-se favoravelmente sobre o plano de acção para os mercados financeiros que a Comissão propôs, tendo como objectivo a liberalização dos mercados de capitais. Aliás, vem na mesma linha da Cimeira de Lisboa que pretende que esta e outras liberalizações sejam aceleradas. Ora, a verdade é que através deste processo se aumenta a instabilidade financeira e se fomenta a concentração dos mercados de capitais e das instituições financeiras, pelo que estamos contra quer quanto à posição da Comissão, quer quanto à posição do Relator. No entanto, tendo em vista introduzir medidas concretas para combater a volatilidade dos mercados de capitais e controlar os movimentos de capitais na UE, nomeadamente de índole especulativa, e também como forma de minimizar os riscos de crises financeiras, através de uma proposta de alteração, tentámos que se aprovasse uma exortação à Comissão para que incluísse no seu plano de acção medidas concretas com este objectivo, designadamente a apresentação de um relatório sobre a implementação de uma taxa sobre os movimentos de capitais, sobretudo de índole especulativa. Lamentamos que a nossa posição não tenha sido aprovada.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Declarações de Voto