PCP presente nos actos «Lula Livre»

No passado dia 7 de Abril, realizaram-se actos pela liberdade de Lula da Silva promovidos pelo Núcleo do PT em Lisboa e pelo Colectivo Andorinha, no quadro da campanha promovida pelo Comité Internacional Lula Livre.

Em Lisboa, reuniram-se centenas de pessoas, brasileiros residentes em Portugal e portugueses, que num ambiente de luta exigiram a libertação de Lula da Silva e afirmaram a defesa da democracia no Brasil. Várias organizações associaram-se aos actos, como o Concelho Português para a Paz e Cooperação e o Movimento pelos direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente.

O PCP esteve presente em solidariedade com Lula e o povo brasileiro. Rita Rato, deputada do PCP na Assembleia da Republica, denunciou a injusta prisão de Lula como plano para impedir a sua candidatura à Presidência do Brasil e dificultar a luta do povo brasileiro em defesa da democracia no seu país e levar mais longe os avanços que se alcançaram a partir de 2003. Na sua intervenção, transmitiu ainda excertos da mensagem de Jerónimo de Sousa dirigida a Lula da Silva.

Em Coimbra, juntaram-se dezenas de pessoas na Praça 8 de Maio. Ouviram-se vários testemunhos de brasileiros, da organização Vozes no Mundo – Frente pela Democracia no Brasil, que beneficiaram dos progressos sociais alcançados com os mandatos de Lula da Silva e Dilma Roussef. O PCP fez-se representar por João Pires, membro do Comité Central, onde também transmitiu a solidariedade dos comunistas portugueses e o seu empenho pela libertação de Lula da Silva.

• Paz e Solidariedade
  • Questões Internacionais