Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Nova tragédia ao largo de Lampedusa

A confirmar-se o número de vítimas, no passado dia 22 de Agosto deu-se a maior tragédia desde o naufrágio em Outubro do ano passado junto à ilha de Lampedusa, quando perderam a vida 366 imigrantes, oriundos do Norte de África. Agora morreram mais de 250 pessoas junto à costa da Líbia na sequência do naufrágio de uma embarcação em madeira que se dirigia para Itália. Neste mês de Agosto, só em quatro dias, a marinha italiana socorreu quatro mil imigrantes, que viajavam a bordo de várias embarcações tentando atravessar o canal da Sicília, a maioria oriundas da Líbia. É a própria Frontex que assume que, só na costa italiana, o fluxo de imigrantes aumentou 500 por cento no primeiro semestre do ano.
Pergunto à Comissão Europeia:
1. Desde o início de 2014, quantos vistos humanitários a refugiados foram concedidos, ao abrigo da legislação da UE, e quais as nacionalidades dos visados?
2. Desde o início do ano, quais os países que utilizaram e que montantes foram utilizados no âmbito do Fundo para o Asilo e a Migração e dos fundos que estão disponíveis ao abrigo da Acção Preparatória “Permitir a reinstalação de refugiados durantes situações de emergência”?

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu
  • migrações
  • refugiados