Comentários ao Congresso na imprensa afecta ao fascismo

Seis navalhas, dizia a «ÉPOCA» ( de 9.4.73)
"Em resumo, e acima das fantasias exultantes em que os papagaios da propaganda marxista vão gritar agora : para os democratas, o congresso foi uma desilusão; para os comunistas foi uma tentativa que resultou contra os democratas, mas no resto se desfez em malogro; para o país foi a prova do que eles são efectivamente; para os jornalistas, foi uma lição dura e grosseira.
O verdadeiro símbolo do congresso, demagógico, violento e falhado está nas seis navalhas abandonadas pelas manifestantes na precipitação da fuga".
(...)
"Sabe-se que é hábito dos esquerdistas em todo o mundo colocarem mulheres e crianças à testa das manifestações, no deliberado propósito de fabricarem «mártires» ".
Estilo panfletário, quando não subversivo - opinava o artigo de fundo do «Diário de Notícias» ( de 10.4.73)
"Tal como o tempo, a última semana política registou temperaturas acima do normal. O Congresso de Aveiro, o contraponto dos atentados dinamitistas do Porto, a agitação estudantil mormente nas capitais do Norte e do Centro do país, trouxeram à amenidade do nosso clima perturbações não desejadas.
(...)
" Que a «guerra colonial» e a «ausência das liberdades cívicas» tenham sido invocadas, com frequência, não surpreende os observadores familiarizados com este tipo de torneios políticos."
(...)
"As conclusões das teses, redigidas aliás, em estilo panfletário. Quando não subversivo, espelharam a evidência de uma oposição de sinal fortemente negativo."
(...)
"As girândolas finais do Congresso, pese a todos quantos nele participaram com objectivos sérios, não conseguiram furtar-se, desta vez ainda, e tão somente, à crítica facciosa e destrutiva".
Casa de má nota, sentenciava o «Correio do Minho» (propriedade da ANP)
" Houve quem já chamasse ao Forum e ao Coliseu de Roma, casa de má nota. Acerto ? Contumélia ? Há-de o dizer a história também sobre o Teatro Aveirense - onde, a estas horas, decorre o 3º Congresso da Oposição Democrática".
(...)
"E quer-nos parecer que o tal Congresso, desde as persianas e flores e motivos de adorno, ou coisa quejanda, é mais oriundo de matriz comunista de que democrática. Veja-se até o «simbolismo» que lhe empresta o dr. Rui Luís Gomes. Houvera a mínima dúvida, e esta diluir-se-ia com a facilidade de tinta de água que certos pintores usam em aguarelas".
(...)
"Lemos algures que um dos aspectos novos deste Congresso está no recrutamento da juventude estudantil e operária. Ora que novidade ! - Foi para esses meios que os órgãos destiladores de venenos, fizeram convergir os veios da droga moderna. A luta contra o poder constituído e, de modo especial, contra a nossa defesa do Ultramar. E eis que, neste reduto, o elixir ou panaceia volta a ser propagandeado, com clamores de certos personagens - ora julgados elementos preponderantes no ideário do Congresso a que nos vimos referindo".
O País precisa é de tranquilidade nas ruas e nos espíritos - sentenciava Manuel José Homem de Mello em editorial de «A Capital» (de 9.4.73)
(...)
" A pretexto de uma romagem ao cemitério local pretendeu-se transformar o Congresso em manifestação de rua, com a consequente tentativa de mobilização de massas, na sua grande maioria ignorantes da figura daquele cuja memória se pretendia homenagear".
(...)
A serenidade que foi possível manter nas ruas perdeu-se, todavia, no recinto em que decorreram as sessões, onde os agitadores lograram dar livre corpo aos seus propósitos de irresponsável e insensata demagogia. Acresce que a escolha, para presidente, de um individuo internacionalmente conhecido pela sua constante solidariedade com os inimigos do país, não poderá deixar de ser considerado como autêntico desafio à compreensão e abertura manifestadas pelas autoridades.
(...)
"A «experiência» agora concluída saldou-se, assim, negativamente para os opositores ao regime (...) porque não souberam manter a serenidade própria a todo e qualquer responsável político (...), porque se deixaram manobrar e dominar pelas correntes marxistas (...) e porque, utilizando a fraseologia dos mais encarniçados inimigos do País, ofenderam, com o maior despudor, os que, galharda e heroicamente, se batem pela continuidade da presença lusíada em terras portuguesas de África.
Não. O País, na fase peculiar que atravessa, dispensa bem «experiências»deste género. O que o País deseja é progresso e desenvolvimento. Trabalho e eficácia.
Para tanto carece de tranquilidade. Nas ruas e nos espíritos."