Declaração de Bernardino Soares, Presidente do Grupo Parlamentar, Conferência de Imprensa

PCP vai apresentar proposta de revisão constitucional

Ver vídeo

''

Está aberto, pela mão do PSD, um novo processo de revisão constitucional. Apesar de estar cumprido o prazo constitucional, desde a última revisão ordinária, que permite que isso aconteça, a abertura deste processo não decorre de qualquer obrigação prevista na Constituição ou de um facto automático; decorre da iniciativa do PSD.

O PSD não abdica do objectivo que persegue, desde que a Constituição foi aprovada e apesar de a ter votado favoravelmente, que é o de destruir princípios básicos do texto fundamental, tentando legitimar a política neoliberal e de direita que tem imposto ou ajudado a impor aos portugueses. Essa é uma primeira razão que leva à abertura deste processo.

Mas na realidade o projecto de revisão constitucional serve também ao PSD para desviar atenções da dramática situação que o país vive, e mais do que isso, para camuflar as suas pesadas responsabilidades nessa situação, incluindo o seu apoio à política do Governo PS.

Pela nossa parte afirmamos que os problemas do país não se encontram na Constituição, mas sim nas políticas de direita sistematicamente aplicadas por sucessivos governos e também pelo actual. Não é devido à Constituição que o país enfrenta a grave crise económica e social em curso; se a Constituição fosse cumprida o país estaria em melhores condições de responder à crise económica, por exemplo com um sector empresarial do Estado com intervenção decisiva nas áreas estratégicas. Não é devido à Constituição que aumenta a desigualdade, a exploração e a pobreza na nossa sociedade; se a Constituição fosse cumprida não avançaria o corte sistemático nos salários e nas prestações sociais, empobrecendo os trabalhadores, enquanto a riqueza se concentra nas mãos de poucos. Não é devido à Constituição que o país enfrenta elevados défices estruturais e que vê definhar a produção nacional; se a Constituição fosse cumprida não seriam destruídos o aparelho produtivo e a produção nacional. Não é devido à Constituição que 700 mil portugueses estão desempregados, sem conseguir criar riqueza para si e para o seu país; se a Constituição fosse cumprida a prioridade à criação de emprego com direitos seria uma realidade. Não é devido à Constituição que a soberania nacional se vê amputada e condicionada; se a Constituição fosse cumprida Portugal pugnaria nas suas relações internacionais, incluindo na União Europeia, por uma política de cooperação visando o desenvolvimento e a paz.

Tudo isto acontece não devido à Constituição, mas devido ao seu incumprimento, por aqueles que juraram cumpri-la e fazê-la cumprir, através de políticas que frontalmente contrariam as suas normas e princípios.

O PSD diz que a Constituição se deve adequar à realidade. Ao contrário: é a realidade que deve ser mudada e adequada à Constituição!
Uma primeira análise do projecto de revisão do PSD permite perceber que os seus intentos estão muito para além das propostas mais publicitadas. E também permite verificar que, em muitas matérias, o que o PSD escreve no projecto, é o que o PS faz no Governo.

- Nos direitos dos trabalhadores o PSD pretende fragilizar drasticamente o direito à segurança no emprego, com a eliminação da proibição de despedimento sem justa causa. Mas propõe-se também eliminar direitos das organizações de trabalhadores, de participação no controle da gestão das empresas públicas, ou no processo de definição das políticas económicas. Mas a verdade é que o Governo PS é responsável pelo agravamento do Código do Trabalho, alargando as causas de despedimento, generalizando a precariedade, o trabalho temporário.

- Nas áreas sociais, o PSD propõe o fim do carácter tendencialmente gratuito da saúde, da progressiva gratuitidade de acesso aos graus mais elevados do ensino, procurando instituir uma liberdade de escolha que mais não é do que uma liberalização com designação mais suave. Avança ainda com a retirada do direito de participação de professores e alunos na gestão democrática das escolas, transforma a criação de rede pública de estabelecimentos de ensino, numa rede em que o Estado passa a suportar também os estabelecimentos privados. Mas a verdade é que o Governo PS aumentou as propinas e os custos com a educação em geral, mesmo na escolaridade obrigatória; transfere cada vez mais custos para a população na área da saúde, como acontece com as comparticipações dos medicamentos; canaliza cada vez mais verbas do orçamento de Estado para estabelecimentos privados de educação, de saúde e na área social, enquanto abdica de desenvolver as redes de serviços públicos, como acontece com a entrega de hospitais ao sector privado ou com a rede de cuidados continuados; que atacou frontalmente a participação dos professores e dos estudantes na gestão das escolas, retirando-lhe o seu carácter democrático.

- Na orientação da política externa o PSD avança com a tentativa de legitimação das guerras falsamente preventivas da Nato e do imperialismo norte-americano, abdica do objectivo do desarmamento e da dissolução dos blocos político militares. Mas a verdade é que o PS mantém contingentes militares nacionais em diversas dessas intervenções de agressão ilegítima e se prepara para receber a cimeira da NATO, que visa avançar ainda mais nesta política. Depois de Durão Barroso é agora José Sócrates que faz o papel de anfitrião da política de guerra e agressão militar.

- No capítulo da política económica o PSD pretende introduzir o primado neo-liberal do mercado, eliminando todas as referências ao desenvolvimento dos sectores produtivos e ao planeamento e querendo até eliminar a coexistência dos sectores público, privado e cooperativo e social na propriedade dos meios de produção, sem dúvida para legitimar a retirada do Estado de todos os sectores da economia, apesar de este ser até um dos limites de revisão constitucional. Mas a verdade é que o PS tem sido no Governo o campeão das privatizações e pretende privatizar ainda mais empresas públicas e participações, bem como vários sectores e serviços públicos; é o PS que está a aplicar as políticas neo-liberais que agora o PSD quer consagrar na Constituição.

Aberto o processo de revisão constitucional o PCP vinca desde já duas questões fundamentais.
A primeira é que, independentemente do processo de revisão constitucional, não deixaremos de pôr na primeira linha da nossa intervenção política e parlamentar a situação económica e social, avançando como temos vindo a fazer, com as propostas de política alternativa que demonstram que há alternativa ao caminho que PS e PSD querem para o país.

A segunda é que não deixaremos de dar combate a esta nova tentativa de descaracterização da Constituição de Abril, cientes das intenções da direita, mas também da historicamente verificada convergência do PS a esses propósitos. As propostas da direita podem ser derrotadas. Basta para isso que os deputados do PS as rejeitem. A responsabilidade sobre a aprovação ou não das propostas da direita está por isso inteiramente nas mãos do PS. Lutaremos pois contra qualquer intenção de tornar letra da Constituição as políticas que a contrariam e que são afinal a razão da crise e das injustiças do nosso país.

Apresentaremos assim o nosso próprio projecto de revisão constitucional, procurando aprofundar e recuperar os princípios fundamentais da Constituição, mas também reflectir novas preocupações e realidades, no sentido do progresso, do melhoramento do regime democrático, do desenvolvimento e da justiça social.

  • PCP
  • Regime Democrático e Assuntos Constitucionais
  • Assembleia da República
  • Intervenções
  • Constituição da República Portuguesa
  • revisão constitucional