Intervenção de Francisco Lopes, Deputado e 1º Candidato da CDU às Eleições Legislativas pelo Círculo Eleitoral do Setúbal, Comício de apresentação da lista de candidatos da CDU ao círculo eleitoral de Setúbal

É necessário e possível um caminho de justiça social e desenvolvimento do distrito e do País

Uma forte saudação a todos vós, aos membros do PCP, do PEV, da ID, aos cidadãos sem filiação partidária que apoiam e integram a CDU, a Coligação Democrática Unitária, PCP/PEV.

Uma forte saudação ao camarada Alfredo Monteiro mandatário da candidatura da CDU no Círculo Eleitoral de Setúbal.

Uma forte saudação aos democratas e patriotas que connosco convergem ou podem convergir.

Uma forte saudação aos trabalhadores e ao povo do concelho de Almada e do distrito de Setúbal.

Aqui estamos, nestes tempos difíceis, com incertezas e perigos, somos a determinação na luta, a mobilização confiante, a voz da esperança, o projecto de futuro, dizemos não ao declínio e ao desastre nacional, temos soluções para o País, uma política patriótica e de esquerda, com o PCP, com a CDU, com a força do povo, por uma vida melhor, pelo progresso social.

Prestámos contas do trabalho realizado na Assembleia da República. Os deputados dos Verdes na sua acção própria. Os deputados do PCP, eleitos pelo círculo de Setúbal, integrados na acção de todo o Grupo Parlamentar, em articulação e com o contributo das organizações Regionais de Setúbal e do Litoral Alentejano realizaram um trabalho, feito na Assembleia da República e fora dela, em profunda ligação à realidade do distrito, aos problemas e aspirações dos trabalhadores e das populações, participando nas suas iniciativas e lutas. Uma acção que se traduziu numa intervenção sem paralelo com qualquer outra força política.

No quadro da acção política mais geral, o balanço do trabalho parlamentar representa o cumprimento do compromisso eleitoral assumido com a população em 2011 e comprova o traço distintivo do nosso projecto.

Apresentamos hoje a lista de candidatos da CDU pelo Circulo Eleitoral de Setúbal à Assembleia da República, uma lista que combina experiência, provas dadas, renovação, rejuvenescimento e ligação à realidade do distrito.

Candidatos do PCP, dos Verdes, da Intervenção Democrática e outros sem filiação partidária que assumem um compromisso de intervenção ao serviço dos interesses dos trabalhadores e do povo.

Que protagonizam o prosseguimento do trabalho realizado, o compromisso cumprido, por aqueles que exerceram o mandato de deputado no Grupo Parlamentar do PCP e no Grupo Parlamentar do PEV.

Que protagonizam um compromisso assente em profundas convicções, no conhecimento da realidade do distrito e num projecto de futuro orientado para o desenvolvimento, a justiça social e a qualidade de vida dos trabalhadores e das populações.

Desta tribuna, após a apresentação dos candidatos da CDU, dirigimo-nos à classe operária e a todos os trabalhadores atingidos pela política de exploração e ataque aos seus direitos e condições de vida.

Aos trabalhadores das autarquias locais e aos trabalhadores da administração pública central alvo de cortes e mais cortes que acompanham o ataque às funções sociais do Estado, ao poder local democrático, aos serviços públicos.

Dirigimo-nos aos trabalhadores do Arsenal do Alfeite afectados pela opção de enfraquecimento desse estaleiro essencial para a Marinha e a soberania nacional.

Aos trabalhadores da EMEF, da CP Carga, da Soflusa, da Transtejo, dos resíduos e das águas cujas empresas querem privatizar.

Aos trabalhadores com vínculos precários sujeitos a condições de trabalho e instabilidade, que afectam a sua vida e condicionam as suas perspectivas e aspirações.

Aos desempregados, vítimas da engrenagem da exploração, a maioria sem subsídio de desemprego ou qualquer outro apoio.

Dirigimo-nos aos reformados e pensionistas, que após anos e anos de trabalho, subsistem com fracos rendimentos, viram as pensões e apoios sociais cortados e o acesso aos serviços públicos como a saúde a serem negados.

Dirigimo-nos às pessoas com deficiência que são excluídas e descriminadas.

Dirigimo-nos aos intelectuais e quadros técnicos cujo saber é desvalorizado, aos homens e mulheres da cultura que vêm os cortes amputarem ou impedirem a sua actividade.

Dirigimo-nos aos jovens sujeitos ao desemprego, à precariedade e à emigração.

Às famílias com filhos, crianças, jovens, que viram os abonos de família e outros apoios serem cortados ou reduzidos e não tem equipamentos públicos para os apoiar.

Aos que partem forçados a emigrar e às famílias que vêm partir os seus filhos e netos.

Dirigimo-nos aos micro pequenos e médios empresários, afectados pela quebra do poder de compra da população e pelo domínio do grande capital.

Aos pescadores a que faltam apoios na sua actividade e protecção quando não conseguem sair para a faina e sobre os quais se abatem as consequências da política de alienação dos recursos nacionais, ainda agora com a ameaça à actividade da pesca da sardinha em consequência do propósito da drástica redução da quota nacional de pesca desta espécie.

Dirigimo-nos aos pequenos e médios agricultores, nomeadamente os produtores de leite do distrito atingidos pela eliminação das quotas leiteiras e aos produtores de arroz de Alcácer do Sal a quem foi limitado o acesso aos secadores de cereal.

A todos, ao povo do distrito de Setúbal dizemos, não tem que ser assim, a sua vida não tem que estar sujeita à política de exploração e empobrecimento que PSD, CDS-PP e PS promovem ao serviço do grande capital transnacional. Não tem que ser assim é necessário e possível um caminho de justiça social e desenvolvimento do distrito e do País.

A todos manifestamos o nosso apoio, enviamos uma palavra de estímulo e fazemos o apelo para que usem a sua força e prossigam e intensifiquem a luta, com todos renovamos o compromisso de sempre pela defesa dos seus interesses e direitos.

A todos dizemos aproveitem o vosso voto, votem na CDU para penalizar o PSD/CDS-PP e o PS, os partidos responsáveis pela degradação da situação do povo, do distrito e do País.

Votem na CDU. Cada voto na CDU contribui para eleger mais deputados que na Assembleia da República dirão não a todas as malfeitorias contra os trabalhadores e o povo. Cada voto na CDU contribui para eleger mais deputados que apresentarão e dirão sim às soluções necessárias à melhoria dos direitos e das condições de vida. Cada voto na CDU contribui para eleger mais deputados que serão base de apoio à ruptura com a política de direita e à concretização da política patriótica e de esquerda que Portugal precisa.

O que dizemos, os compromissos que assumimos, assentam numa política de verdade. A verdade do nosso projecto, dos nossos valores, da nossa prática ao longo de muitas décadas nas circunstâncias mais complexas e mais difíceis. A verdade do nosso projecto, dos nossos valores e da nossa prática nas mais diversas áreas.

Na acção nas empresas e locais de trabalho, nos sindicatos e Comissões de Trabalhadores, no trabalho nas associações populares, nas diversas expressões do movimento popular, no movimento juvenil, no movimento dos reformados.

No trabalho no poder local democrático, vencendo contrariedades e carência de meios, ao serviço das populações, do desenvolvimento do distrito, da Península de Setúbal e do Litoral Alentejano, com trabalho, honestidade e competência.

O nosso trabalho na Assembleia da República é também a expressão da verdade dessa prática, desses valores, desse projecto.

Apresentámos o balanço do trabalho realizado e apresentaremos o compromisso dos candidatos do distrito de Setúbal. O compromisso dos candidatos da CDU com uma estratégia integrada de desenvolvimento assente na produção nacional, na criação de emprego, na valorização do trabalho e dos trabalhadores, na melhoria dos salários e pensões, nos apoios às crianças e aos jovens, no apoio aos reformados, pensionistas e idosos, na defesa dos serviços públicos. Uma estratégia que conta no âmbito dos sectores produtivos e das infra-estruturas, com projectos de diferente dimensão, incluindo grandes projectos essenciais ao desenvolvimento da região e do País, articulando a disponibilidade dos recursos, a necessidade de definição de prioridades e o adequado planeamento da sua concretização.

Lutamos e lutaremos pelo desenvolvimento de uma rede pública de creches, a expansão do sistema educativo público pré-escolar; o apoio à cultura; pelo reforço da rede de ensino superior público, das áreas de investigação e desenvolvimento; pela defesa do SNS, designadamente com o reforço dos cuidados de saúde primários, o reforço de profissionais, o reforço e alargamento de valências nos hospitais Garcia de Orta, Barreiro, Setúbal e Litoral Alentejano e a construção do Hospital no concelho do Seixal e do Hospital Montijo / Alcochete.

Lutamos e lutaremos pela melhoria e desenvolvimento dos transportes públicos, pela universalidade do passe social intermodal; pela criação do sistema intermunicipal de captação e abastecimento de água em alta aos municípios da Península de Setúbal, pela adopção de medidas de valorização e defesa do património natural.

Lutamos e lutaremos pelo investimento no aumento da capacidade produtiva na indústria, na agricultura e nas pescas, no apoio ao desenvolvimento do sector do turismo; na construção de equipamentos e infraestruturas essenciais ao desenvolvimento.

Investimento que inclui: a construção da Terceira Travessia do Tejo rodo-ferroviária Barreiro - Lisboa; o Novo Aeroporto de Lisboa na área do campo de tiro de Alcochete; a defesa e modernização do pólo ferroviário do Barreiro; o alargamento da rede do Metro Sul do Tejo; o desenvolvimento da actividade portuária, nomeadamente em Setúbal, no Barreiro e em Sines; a concretização do projecto do Arco Ribeirinho Sul; a melhoria da acessibilidade rodoviária aos principais centros urbanos, a concretização do IP8; a construção do Pólo logístico do Poceirão, com ligação às redes ferroviárias nacional e internacional; a modernização da ligação ferroviária de Sines; a garantia do Arsenal do Alfeite como componente essencial e indissociável da Marinha Portuguesa e do seu papel de defesa da soberania nacional.

Lutamos e lutaremos pela defesa do poder local democrático pela devolução das freguesias retiradas à população como consta dos projectos lei apresentados pelo Grupo Parlamentar do PCP e que voltaremos a apresentar na próxima legislatura.

Lutamos e lutaremos pela criação de emprego com o desenvolvimento da actividade produtiva e com o descongelamento da admissão de trabalhadores tão necessários seja para os serviços públicos da administração central nomeadamente nas áreas da saúde e educação seja nas autarquias locais.

São soluções para o Distrito, são soluções para o País, que assumimos com coerência.

Estamos a pouco mais de dois meses das Eleições para a Assembleia da República. Alguém poderá dizer é mais uma campanha, são mais umas eleições mas, na verdade, sendo assim, é mais do que isso, estas eleições e esta campanha ocorrem num momento particular da situação internacional, europeia e nacional. Os seus resultados vão ter forte impacto nos próximos anos.

Marcamos a diferença, avançamos com confiança, uma confiança que cresce como ficou demonstrado na grande marcha nacional “A força do Povo”, por um Portugal com futuro, que no dia 6 de Junho, encheu a Avenida da Liberdade, o Marquês de Pombal e os Restauradores, pela libertação e dignidade nacionais por uma política patriótica e de esquerda.

Pela frente temos essa grande realização que é a Festa do Avante! a 4,5 e 6 de Setembro na Atalaia.

Toda a nossa acção se associa e converge numa grande campanha política de massas.

Cada um vai ter um papel decisivo. Informando, ouvindo, esclarecendo, convencendo e mobilizando, vencendo discriminações e silenciamentos, vamos para o contacto directo com os nossos camaradas de trabalho, vizinhos, familiares e amigos.

Por uma vida melhor, por um Portugal com futuro, por uma sociedade mais justa.

Vivam os valores de Abril
Viva a juventude CDU