Deolinda
Quarta, 25 Julho 2007

 

deolinda

 

"... o seu nome é Deolinda e tem idade suficiente para saber que a vida não é tão fácil como parece, solteira de amores, casada com desamores, natural de Lisboa, habita um rés-do-chão algures nos subúrbios da capital. Compõe as suas canções a olhar por entre as cortinas da janela, inspirada pelos discos de grafonola da avó e pela vida bizarra dos vizinhos. Vive com 2 gatos e um peixinho vermelho..."

A Deolinda é um original projecto de música popular portuguesa (mpp), inspirado pelo fado e pelas suas origens tradicionais, centrado na figura de Deolinda, uma personagem imaginária, transversal à música popular portuguesa, que habita um universo iconográfico muito próprio onde se reflecte a sociedade e os seus hábitos contrastantes.

Formada em 2006, por 4 jovens músicos com experiências musicais diversas (jazz, música clássica, música étnica e tradicional), que procuram, através do cruzamento das diferentes linguagens e pesquisa musical, recriar uma sonoridade de cariz popular que sirva de base às composições originais do grupo.

O espectáculo da Deolinda, com uma forte componente perfomativa, apresenta um conjunto de "histórias", cantadas por Ana Bacalhau e ilustradas pelas guitarras de Pedro da Silva Martins e Luis José Martins juntamente com o contrabaixo de José Pedro Leitão.

"... Tem vida curta a Deolinda, mas há nela uma frescura e uma capacidade de criar canções - assim mesmo, com todas as letras, com melodias simples e versos certeiros - que nos cativam. Há nela, também, uma bem vinda capacidade de recriar imaginários tradicionais e de os retirar do lugar cristalizado onde subsistem. Mantém-lhes aquilo que do espirito não se apaga e dá-lhes vida aqui e agora..." - Mário Lopes - Público (27 Abril 2007).

Encarnam a Deolinda:

Ana Bacalhau, na voz

José Pedro Leitão, no contrabaixo

Luís José Martins, na guitarra clássica

Pedro da Silva Martins, na guitarra clássica

www.myspace.com/deolindalisboa

www.myspace.com/bananaproducoes