Intervenção de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Internet melhor para as crianças

Na utilização da Internet pelas crianças existem riscos de violação de privacidade, de uso comercial ou instrumental de perfis, riscos para a saúde, de aparição de fenómenos de dependência e relação falseada com a realidade e com a própria identidade.

Outros problemas referem-se aos convites de natureza sexual, aos jogos de azar em linha e burlas comerciais, ao ciber-assédio e ao sexting, e aos consumos digitais impróprios para a idade, designadamente a publicidade inadequada, a violência, o sexo e outras situações que provoquem medo e ansiedade nas crianças.

É necessário garantir que as crianças estejam expostas o menos possível a estes perigos.

No entanto, temos de referir as nossas reservas relativamente a possíveis medidas que possam ser implementadas, e que não devem impor restrições aos direitos de liberdade de expressão e devem respeitar a privacidade e a protecção de dados.

Também consideramos que este debate não pode ser desligado da importância do serviço público na garantia de um serviço seguro e de acesso universal, no combate à exclusão Digital.

• União Europeia
  • Intervenções