ES/ Comunidad Valenciana Metal

Apenas nesta sessão plenária somos chamados a decidir sobre a atribuição da assistência financeira do FEG, na sequência de 8204 despedimentos efectuados por 155 empresas, sediadas em Espanha (1), Βélgica (2) e França (1).
O presente relatório incide sobre a candidatura da Comunidad Valenciana Metal, na sequência de 633 despedimentos ocorridos em 142 empresas do sector da fabricação de produtos metálicos, em Espanha. A justificação para mais estes despedimentos, é a crise financeira económica mundial, sendo a Espanha um dos Estados-Membros mais gravemente afectado, que resultou numa procura mais reduzida de metal e de produtos metálicos e uma menor produção dos mesmos.
Sete anos decorridos desde o início da crise financeira e económica (Agosto de 2007), a resposta da UE à crise tem passado pelos despedimentos, pela diminuição dos salários, liquidação de direitos, desmantelamento do Estado Social, privatizações. A absolutização da redução do défice através da diminuição de salários, pensões e prestações sociais tem continuado a agravar não só a situação social, como a situação económica e financeira. Esta não é a solução. Impõe-se outra política que passa pelo aumento da produção, pelo aumento dos salários e das pensões, pelo reforço dos serviços públicos, em suma, pelo direito a cada Estado de promover o desenvolvimento socioeconómico.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu