Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Despedimento Colectivo na KEMET

No passado dia 30 de Junho a administração da Kemet Eletronics Portugal, situada em Évora, anunciou o encerramento da secção MNO2, o que originou o despedimento colectivo de 127 trabalhadores.

A empresa justifica este despedimento colectivo com a deslocalização desta linha de produção para o México, onde os custos do trabalho são mais baratos.

Esta empresa recebeu apoios do Estado português, da Segurança Social e de municípios superiores a 30 milhões de euros, para criar emprego, para desenvolver novos produtos, manter a tecnologia e receber novas encomendas.

A fábrica de Évora é a mais evoluída do mundo na fabricação de condensadores de tântalo. Conta com trabalhadores e técnicos, da região, altamente qualificados. E, nos últimos três anos, somou lucros superiores a 10 milhões de euros.

A deslocalização desta linha de produção e e a situação de desemprego dos trabalhadores implicariam novos e pesados desequilíbrios sociais na região.

Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:
1. A referida empresa recebeu quaisquer apoios comunitários? Com que fins foram concedidos e que compromissos assumiu aquando da concessão dos apoios?
2. Que medidas pensa tomar, tendo em conta os graves problemas sociais e económicos existentes em Portugal?

  • Trabalhadores
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu