Delegação do PCP na Feira Nacional da Agricultura

Uma delegação do PCP, que integrava João Frazão e Octávio Augusto, membros da Comissão Política do Comité Central, Agostinho Lopes do Comité Central, António Filipe do Comité Central e deputado à Assembleia da República e João Ramos, deputado à Assembleia da República, visitou hoje a Feira Nacional da Agricultura.

Na visita, em que os dirigentes comunistas contactaram com agricultores e agentes do sector, João Frazão lembrou que exemplos de sucesso, que se saúdam, não iludem uma política que, ao longo dos últimos quatro anos, destruiu milhares de pequenas explorações, criou novas e maiores dificuldades à pequena e média agricultura e dirigiu todos os apoios para o grande agronegócio.

O dirigente comunista lembrou as alterações à lei dos baldios que visa entregar a privados o património que é, ancestralmente, dos compartes, a destruição da Casa do Douro, com a sua entrega, recentemente decidida, mas ainda não concretizada, aos interesses das casas exportadoras e do comércio, ou a mais recente portaria que regulamenta a criação dos Agrupamentos de Produtores, que cria mais dificuldades ao livre associativismo dos pequenos agricultores, retirando-lhes apoios.

A delegação do Partido reafirmou a necessidade de uma outra política agrícola, alternativa, patriótica e de esquerda, só possível com a ruptura com as opções dos últimos 38 anos, e com o rumo da Política Agrícola Comum e das suas sucessivas Reformas, que juntaram PS, PSD e CDS, na manutenção das injustiças na distribuição dos apoios e na atribuição dos mesmos sem a obrigação de produzir.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Central