Declaração escrita de João Ferreira no Parlamento Europeu

Conferência de Alto Nível da ONU para Apoio à Implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n.º 14 (Conferência da ONU sobre os Oceanos)

O Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 14, definido pela ONU, diz respeito à “conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”.
Esta é uma daquelas áreas em que se torna evidente a necessidade de esforços coordenados e partilhados no plano internacional.
Os oceanos e os mares são, de facto, fundamentais para a nossa vida, para o nosso bem-estar e para o futuro da Humanidade e do planeta, tal como o conhecemos.
Os problemas em discussão – como o aquecimento e a acidificação dos oceanos, o branqueamento de corais, a pressão crescente sobre as populações de peixes e a quantidade cada vez maior de resíduos marinhos – são pertinentes e exigem discussão e acção, tendo em vista a protecção dos oceanos.
Sem aceitar que se erija a UE e suas políticas em paradigma de sustentabilidade, bem pelo contrário, acompanhamos a preocupação que está na origem deste debate, que consideramos necessário.
Exige-se uma visão ampla sobre o conjunto de interacções entre o homem e os mares e oceanos, bem como sobre as actividades que lhes estão associadas. A pesca é apenas uma das actividades a ter em conta. Outras existem, como a exploração de recursos minerais, entre outros exemplos, que têm vindo a ganhar acrescida centralidade.

• União Europeia
  • Declarações Escritas