Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

A citricultura do Algarve

O Algarve, região conhecida essencialmente pelo turismo, possui enormes potencialidades agrícolas que começam a ser exploradas. Exemplo disso é a produção de frutas, designadamente citrinos, destacando-se a laranja do Algarve.

A AlgarOrange, Associação de Operadores de Citrinos do Algarve, expressou recentemente sérias reservas quanto ao futuro próximo, referindo problemas que podem afectar gravemente a produção de citrinos. Uma das preocupações prende-se com a possível situação de seca que é um problema transversal ao sector agrícola e que tarda em ser resolvido.

Para além disso, a produção de citrinos está também ameaçada pela Citrus greening, doença causada pela bactéria Candidatus liberibacter, que, apesar de ainda não ter sido detectada no território europeu, deve ser combatida pela prevenção, nomeadamente pela largada de parasitoides, que ocorreu apenas uma vez.

Finalmente, a praga da mosca da fruta é outra causa dos enormes prejuízos anuais da citricultura do Algarve. Os produtores queixam-se das dificuldades no combate a esta praga, que deve ser feito de forma integrada e num âmbito regional, privilegiando a vertente autocida por configurar melhores práticas ambientais.

Pergunto se podem ser alocados fundos específicos para a implementação de respostas a estes problemas, considerados estruturantes para a citricultura, sector importante para o desenvolvimento regional.

• União Europeia
  • Perguntas