Assembleia da República

Os trabalhadores dos TVDE contam com o PCP na luta contra a exploração a que estão sujeitos

Senhor Presidente,

Senhores Deputados,

Senhora Ministra,

Lamento informar-vos de que o estafeta que, ontem à noite, vos levou a casa o conforto de uma ceia é um escravo dos tempos modernos.

São trabalhadores altamente explorados, muitos deles imigrantes que procuram melhores condições de vida e direitos justos, incluindo em acolhimento e integração.

Pela valorização das carreiras e remunerações das Forças Armadas

Senhor Presidente,
Senhores Deputados,

O Grupo Parlamentar do PCP acaba de apresentar nesta Assembleia um projeto de resolução relativo às carreiras dos militares das Forças Armadas e um projeto de lei relativo aos antigos combatentes.

Os Partidos de Direita falam muito de impostos para não falar de salários

Os Partidos de Direita falam muito de impostos para não falar de salários.

Querem discutir, no abstrato, a “baixa de impostos”, para fugir à discussão sobre a justiça fiscal, porque o seu grande objetivo resume-se à redução de impostos para as grandes empresas, aprofundando a injustiça fiscal.

Rejeição do Programa do XXIV Governo Constitucional

I

O XXIV Governo Constitucional tomou posse num quadro de agravamento da situação económica e social do País e de acentuação das injustiças e desigualdades. A realidade é marcada pelos baixos salários e pensões, por crescentes dificuldades na vida de quem trabalha e de quem trabalhou uma vida inteira, pela precariedade, pela emigração forçada dos jovens, pelo continuado aumento dos preços, sobretudo de bens e serviços essenciais e da habitação, que contrastam com a escandalosa acumulação de lucros pelos grupos económicos e multinacionais.

Inquérito Parlamentar sobre a privatização da ANA Aeroportos

A empresa pública ANA Aeroportos foi vendida em 2013 pelo Governo PSD/CDS. A forma utilizada para a vender foi um processo em duas fases: primeiro foi assinado com a ANA enquanto empresa pública um contrato de concessão por 50 anos da rede Aeroportuária nacional por 1200 milhões de euros, e depois foi a própria empresa vendida por 1127 milhões de euros com o valor criado pela concessão.

PCP apresenta primeiras iniciativas na XVI Legislatura

Inicia-se uma nova Legislatura, quando os problemas da vida dos trabalhadores, dos reformados, os jovens não despareceram, aí estão, em especial os baixos salários e pensões, o custo de vida que continua a aumentar, as dificuldades no acesso à saúde e à habitação, a progressiva desvalorização da Escola Pública, entre muitos outros. Problemas que exigem respostas que não encontrarão na política dum futuro Governo de PSD e CDS, com acordos ou não com a IL e/ou o CH.

A UE recusa combater a degradação das condições de vida, o agravamento das injustiças e das desigualdades sociais

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, Sr. Secretário de Estado,

É tempo de usar o voto como arma para defender os valores da justiça e solidariedade com mais força à CDU

Sr Presidente

Srs deputados

Este país precisa de mudar de política.

Por todo o lado ouvimos essa ânsia. Quando a vida se complica, as injustiças se agravam, ouvimos essa exigência: mudar de política!