Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

Alimentos produzidos localmente

Este é um debate de grande importância e actualidade.

As actuais políticas agrícolas e comerciais - com destaque para a PAC - promoveram modelos de produção intensiva, de cariz exportador, ao mesmo tempo que arrasaram a produção local e a pequena e média agricultura em inúmeros países.

Estes modelos são insustentáveis e irracionais, seja do ponto de vista ambiental, seja económico e social. Eles reduziram a diversidade de alimentos. Elevaram a níveis insustentáveis a dependência alimentar de diversos países. Contribuíram para a desertificação de vastas zonas rurais.

O estímulo da produção local e do consumo local, incentivando cadeias de abastecimento curtas, reduzindo os fluxos de energia associados à produção e distribuição alimentar, é assim uma necessidade imperiosa.

A pequena e média agricultura têm neste contexto um papel de grande importância, que importa reconhecer e valorizar.

Tudo isto exige uma alteração profunda da actual PAC e da sua "orientação para o mercado". Exige retirar a agricultura da OMC. Exige uma política agrícola que reconheça o direito e a importância de cada país e de cada região produzirem de acordo com as suas possibilidades e tendo em conta as suas potencialidades.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Soberania, Política Externa e Defesa
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu