Sobre os resultados das eleições regionais
Declaração de Carlos Carvalhas
17 de Outubro de 2004
1. A confirmarem-se em definitivo os resultados até agora conhecidos na Madeira — eleição de dois deputados e o significativo aumento da expressão eleitoral da CDU, traduzido na passagem a terceira força política no mais importante circulo eleitoral (Funchal), num quadro de conhecidas dificuldades e constrangimentos, constituirá uma importante afirmação do papel e da influência do PCP e da CDU nesta região. Os resultados agora obtidos são uma sólida garantia de trabalho futuro e representam um estimulo para a importante contribuição que o PCP e a CDU serão chamados a dar na defesa dos interesses das populações, dos direitos dos trabalhadores e dos interesses específicos desta região autónoma.
Embora respeitando os resultados eleitorais hoje expressos pela população a confirmação da maioria absoluta obtida pelo PSD na Madeira não constitui um facto positivo nem uma garantia da construção de um necessário e indispensável clima de normalidade democrática naquela região.
2. É ainda incerta a confirmação da representação parlamentar nos Açores disputada num quadro de uma campanha eleitoral fortemente bipolarizada, de clara discriminação e construída numa grande desproporção de meios materiais e financeiros, que a não verificar-se (será por uma muita reduzida margem de votos a confirmar no essencial a influência eleitoral da CDU) constituirá um factor marcadamente negativo para o desenvolvimento da vida política naquela região.
A confirmarem-se os resultados conhecidos nos Açores em que a coligação de direita terá menos votos que a soma da expressão eleitoral dos dois partidos esse facto não pode deixar de traduzir o descontentamento existente no país com a política da coligação PSD/CDS-PP. Neste quadro a forte bipolarização e a discriminação em relação ás outras forças políticas deverá ter permitido que o PS obtenha a maioria absoluta nos Açores o que também não pode ser considerado positivo.
3. Saudamos calorosamente todos os candidatos e activistas da CDU que nos Açores e na Madeira em condições muito difíceis desenvolveram uma importante campanha eleitoral na base de um intenso contacto com as populações que não deixará de ter repercussões favoráveis para o futuro.