Internacional

9 de Maio: Dia da Vitória sobre o nazi-fascismo - Pela Paz! Não ao fascismo e à guerra!

Quando se comemoram os 79 anos da Vitória sobre o nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial, é imprescindível recordar que o nazi-fascismo foi a mais violenta e criminosa forma de exploração e opressão gerada pelo capitalismo, com o seu anti-comunismo, o seu racismo e xenofobia, o seu ataque às liberdades e aos direitos democráticos, a sua apologia do militarismo e da guerra.

Pela Paz, por um sistema de segurança colectiva! Não à NATO!

Passam 75 anos sobre a fundação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO). A história e a actual situação internacional atestam da falsidade das proclamações da NATO como uma dita organização defensiva, circunscrita ao espaço do Atlântico Norte, promotora da Paz e defensora dos direitos humanos e do direito internacional.

PCP solidário com Cuba

O Partido Comunista Português expressa a sua resoluta solidariedade com Cuba, o povo cubano, o seu Governo e a sua Revolução, que são alvo da inaceitável e criminosa política de ingerência, desestabilização e bloqueio do imperialismo norte-americano.

PCP condena acto terrorista em Moscovo

O PCP condena veementemente o acto terrorista perpetrada em Krasnogorsk, nos arredores de Moscovo, que causou mais de uma centena de mortos e feridos, e expressa o seu pesar e as suas mais sentidas condolências aos familiares das vítimas e ao povo russo.

O PCP espera que sejam cabalmente esclarecidas as circunstâncias deste criminoso acto e responsabilizados os seus autores.

Lançado o Apelo comum para as eleições para o Parlamento Europeu

O Apelo comum para as eleições para o Parlamento Europeu, que se realizarão em Portugal no dia 9 de Junho, resulta do empenhado contributo e esforço colectivo de diversos partidos, o que ganha um acrescido valor e significado no contexto da actual situação na Europa.

Apelo comum para as eleições para o Parlamento Europeu, Junho de 2024

Por uma vida melhor! Pela igualdade! Pela paz, cooperação, progresso social!

As eleições para o Parlamento Europeu serão um importante momento para fortalecer a luta por uma vida melhor, pela igualdade, pela paz, a cooperação, o progresso social.

A pedido de vários Órgãos de Comunicação Social sobre a morte de Alexei Navalny

A morte hoje conhecida de Alexei Navalny e as dúvidas que suscita exigem o cabal esclarecimento das circunstâncias em que ocorreu, com o correspondente apuramento de responsabilidades.

Para o PCP, os direitos e garantias de cada cidadão devem sempre ser assegurados, incluindo de quem está detido. Nesta, como noutras matérias, o PCP tem as suas próprias concepções e opiniões que se distinguem de práticas seguidas na Rússia.

 

É urgente parar a agressão contra o Povo Palestiniano e promover a paz entre os povos

Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP, participou, juntamente com uma delegação do PCP, na manifestaçãopela Paz no Médio Oriente e pelos direitos do Povo Palestiniano onde Milhares de pessoas encheram as ruas de Lisboa para manifestar a sua indignação contra o massacre perpetrado pelo estado de Israel contra o povo palestiniano.

Concentração pela Paz no Médio Oriente e pelos direitos do Povo Palestiniano

Este acto é importante desde logo por ser um acto simbólico no dia Internacional de Solidariedade com a Palestina, mas também para não permitir que se esqueça o que aconteceu e está a acontecer: o massacre do povo palestiniano. Povo tão sofrido, com milhares e milhares de mortos numa guerra injusta.

Vigília em solidariedade com a Palestina

Todas estas bandeiras simbolizam cada uma das mortes ocorridas na Palestina no último mês. A grande questão a abordar é a necessidade de interromper o massacre em curso, bem como cessar os crimes de guerra e a hipocrisia e o cinismo associados a esta situação. Trata-se de uma questão incontornável que requer acção imediata.Temos um conflito com 75 anos de desenvolvimento, cuja principal responsabilidade reside no não cumprimento das resoluções das Nações Unidas por parte de Israel.